Marketing Digital Completo – O Seu Guia Com Tudo Que Você Precisa Saber.

Tempo de leitura: 31 min

Escrito por Ronaldo Alves

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Descubra os 5 PILARES Essenciais Para Ter Um NEGÓCIO ONLINE de Sucesso...

Marketing Digital Completo

Marketing digital Completo é um assunto tão atual em nossas vidas, que parece que existe a  centenas de anos, e, é a estratégia mais usada para obter o sucesso em diversos negócios.

Este é um post que vai te dar uma visão bem completa sobre marketing digital, e como você pode começar utilizar começando do absoluto zero.

É difícil de encontrar alguém nos dias de hoje que não esteja inserido nesta estratégia de marketing. O fato de você estar lendo este artigo, já prova que você já faz parte do marketing online.

Então, continue lendo este post que preparei para você, para servir como um Guia de Marketing Digital Completo.

O Que é Marketing Digital?

É um grupo de estratégias que empresas e pessoas de negócios utilizam para promover produtos e serviços, com objetivo de fortalecer uma marca criando união com pessoas por intermédio da internet.

O mundo que vivemos nos dias de hoje, é considerado o mundo da informação digital.

Você já parou para pensar em viver sem internet? Seria muito complicado, não é mesmo?

Eu mesmo não conseguiria, pois o meu negócio depende da internet. A cada dia que passa mais e mais pessoas estão conectadas na internet, devido a isso, o marketing digital completo vem se tornando mais atraente para as empresas e pessoas de negócios.

O marketing tradicional concentrado nas mídias tradicionais de televisão, jornais e revistas, tem como objetivo principal de trazer pessoas para se tornarem potenciais clientes.

No caso do marketing digital, o objetivo é o mesmo, porém, os meios de comunicação são exclusivamente por meio de canais digitais. Além disso, no marketing digital é utilizado outros tipos de trabalhos.

Uma definição que é muito importante no marketing digital é o funil de vendas, porque através desta estratégia é capaz de definir um trajeto do cliente, desde o momento que ele ainda não é cliente até o momento da compra do seu produto.

Além da fidelização, o cliente ajudará na divulgação da sua marca, recomendando para outras pessoas nos canais digitais.

E o mais importante de tudo isso é que o cliente tende a comprar novos produtos. É neste ponto que entra a esteira de produtos, podendo vender mais para o mesmo cliente.

Continue lendo este post que logo abaixo temos um tópico falando sobre funil de vendas

A História do Marketing Digital Completo.

A História do Marketing Digital

A palavra marketing digital foi utilizada pela primeira vez no ano de 1990, junto com a explosão da internet. Neste período as casas de milhares de pessoas passaram a utilizar computadores pessoais com a conexão de internet discada.

Ufa, ainda bem que passou este período…

Ao longo dos anos, o marketing vem evoluindo passando por várias fases. Em sua primeira fase a tecnologia era muito limitada e com páginas bem simples.

Praticamente não existia nenhuma interação entre cliente e empresa, nessa época era chamado de Marketing 1.0, onde o marketing era centrado 100% no produto, mais conhecido como antigo marketing.

Passou- se dois anos e a tecnologia já evoluiu, o número de usuários da internet aumentou e o marketing digital foi ganhando força.

Foi neste tempo que surgiram as primeiras redes sociais e o Google foi ganhando espaço como site de busca.

Levando em consideração o crescimento da internet, as empresas começaram investir em propagandas online criando novas formas de relacionamento com o público. 

Nesta época deu início ao marketing 2.0, onde o marketing era voltado para o consumidor, nesse momento do marketing o produto só tinha valor quando resolvia o problema do cliente.

Devida a evolução da tecnologia o marketing passou para o marketing 3.0 onde o foco é voltado para gerar valor ao consumidor final.

Neste caso o marketing tem como objetivo fazer um mundo melhor gerando valores para a sociedade.

Veja a imagem abaixo, que foi reproduzida do livro Marketing 3.0 de Philip Kotler onde mostra a evolução do marketing.

marketing digital completo do livro marketing3.0
Marketing 3.0

E o mais interessante é que o marketing teve outra mudança. No momento que eu escrevo este artigo estamos vivendo no marketing 4.0, este modelo esta totalmente focado em suprir as necessidades dos clientes.

Dessa forma, os clientes têm suas necessidades respondidas com mais efetividade. Além disso, o relacionamento e interação com os clientes vem crescendo cada dia mais, transformando a jornada de compra muito pessoal.

Esta evolução é muito boa para o marketing digital, pois, torna tudo mais fácil e eficiente para o cliente, unindo o mundo digital e físico, conduzindo a internet dos grandes recursos para o dia a dia das pessoas.

Agora que você já sabe o que é marketing? E conheceu a sua história, você precisa saber de sua importância.

A Importância do Marketing Digital Completo Para O seu Negócio.

Precisamos levar em consideração que grande parte da população está conectada a internet. Consumindo conteúdo, conversando com os amigos e participando de jogos online.

Dessa forma, fica mais fácil atrair o público alvo, independente do nicho de mercado, pois com  certeza o seu consumidor estará online. Além disso, seus amigos, parceiros de trabalho e familiares, ou seja, todo o círculo social que está a sua volta.

Uma das vantagens de  utilizar os canais de marketing digitais que temos disponíveis, é a simplicidade de mensurar o resultado de cada canal.

Sendo assim, é possível medir o número de visitantes do blog, quantos usuários fizeram uma compra, e quais meios estão gerando mais resultado.

Com a medição de vários fatores importantes, podemos identificar:

  • Qual a melhor canal possui o melhor custo benefício, taxa de conversão e qual o custo de compra de cada lead.
  • Qual o canal que gera mais eficiência para atração de consumidores  e geração de compras recorrentes. Por exemplo: email marketing.

Conceito de Marketing Digital.

Basicamente, o marketing tradicional teve um progresso na forma de aproximar e fidelizar o cliente, utilizando a internet como procedimentos tecnológicos, que são fundamentais hoje em dia para as atividades profissionais e pessoais.

O próprio nome marketing digital já diz tudo, é simplesmente o bom e antigo marketing, só que agora aprimorado por ferramentas digitais. É um grupo de procedimentos estratégicos empregados por meios digitais.

Levando em consideração que a maioria de nossas pesquisas dão início nos buscadores da internet, como Google, Yahoo, etc.

Toda esta conexão cria práticas de utilização que podem ser compilados, sendo assim, é possível fazer análises para diferenciar as obrigações, dificuldades e oportunidades para o nosso negócio.

Através deste meio de comunicação, que o cliente se depara com negócios que ele não tinha o conhecimento, e que podem entregar a solução do que ele tem necessidade.

Os Principais Conceitos Utilizados no Marketing Digital.

Conceitos de marketing digital
Os Principais Conceitos do Marketing Digital

Agora vamos ver alguns termos que são utilizados com muita frequência no marketing digital.

Todos estes conceitos são de extrema importância para você criar uma estratégia de muito sucesso.

Persona

A Persona é uma pessoa fictícia com o perfil do consumidor ideal de um negócio. Por meio da persona que  aplicamos as estratégias e ações diretas e relacionadas para o cliente ideal.

Dessa forma, as estratégias são mais assertivas, atingindo o objetivo economizando tempo e dinheiro.

Leads ou Contatos

O lead é alguém que validou o interesse em seu conteúdo com relação a oferta proposta no marketing digital.

Aqui mesmo no Blog, eu ofereço um curso gratuito e um e-book no meio dos posts. Este curso e o e-book são oferecidos para os visitantes se tornarem leads.

O simples fato de alguém visitar um blog de marketing digital, já mostra interesse pelo assunto. Além disso, é possível marcar os visitantes do site utilizando o Facebook Ads.

Utilizando esta estratégia de marcação, podemos oferecer conteúdos relacionados ao tema marcado, para conduzir o lead para um funil de vendas para percorrer até o momento da compra.

Funil de Vendas

O objetivo dos funis de venda é conduzir o lead pela jornada de compra. A partir do momento que ele identifica um problema a ser solucionado.

O marketing de conteúdo é muito utilizado nesta etapa do funil, pois, com o marketing de conteúdo você apresenta a solução que ele necessita, conduzindo-o até a decisão de compra.

Landing Pages

As Landing pages são páginas de destino com objetivo de converter o visitante em um lead. 

Este processo funciona da seguinte forma, você oferece um material que entregue muito valor ao visitante. Exemplo: curso gratuito, e-books, etc. Em troca das informações de contato do visitante.

Veja aqui o processo que estou utilizando atualmente e que está gerando muitas conversões em leads.

SEO – Search Engine Optimization

SEO

O SEO é o processo utilizado para otimizar os sites para os mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo,etc.

Este processo é aplicado para facilitar o posicionamento do seu conteúdo nos resultados que aparecem nas pesquisas feitas nos buscadores.

E quando aplicamos as técnicas de SEO corretamente em nosso conteúdo que conseguimos ranquear melhor nas pesquisas feitas pelo usuário

Neste processo temos dois grupos que são importantes para posicionar seu blog.

SEO On Page

O SEO On Page é aplicado técnicas de ranqueamento dentro do seu site. Os fatores mais importantes nesta etapa são: Títulos, Tags, Imagens, Links, Meta descrição e velocidade de carregamento do site.

Dessa forma, você tem total controle sobre esta técnica de SEO.

SEO Off Page

No caso do SEO Off Page o processo de otimização é externo, sendo assim, você não consegue ter total controle desta técnica.

Neste processo são valorizados links de outros sites que apontam para o seu, chamados de backlinks.

Outro fator importante nesta técnica são os comentários dos posts e os compartilhamentos nas redes sociais, além do tempo que o usuário permanece no seu site.

É importante levar em consideração que existem algumas estratégias que você pode aplicar para melhorar o seus resultados, mas isso é assunto para outro post.

Agora, se você quer se aprofundar mais sobre técnicas de SEO, eu recomendo o Curso Fórmula Negócio Online, la dentro da area de membros tem um módulo especifico com estrategias de SEO avançada.

Chamada Para Ação ( Call to Action ) Mais conhecido por CTA

O nome já diz tudo, CTA nada mais é que, chamar a atenção do usuário para realizar uma ação que você deseja que ele faça. 

Enquanto o usuário está consumindo o seu conteúdo, você faz chamadas para ação, e o mais importante que você pode utilizar os CTAs em anúncios, vídeos, post de blog, e-mails,etc.

Uma técnica muito importante para aplicar nas chamadas para ação, são, as técnicas de copywriting. Veja aqui neste post e descubra o segredo das palavras que vendem.

Agora que você já entendeu o conceito de marketing digital, vamos aos 4Ps do marketing.

Os 4 Ps do marketing

Os 4 Ps do Marketing Digital
4PS do Marketing Digital

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o 4 Ps do marketing foi desenvolvido por Philip Kotler, devido a sua influência no marketing, onde muitas pessoas se enganam.

Philip Kotler teve sim uma influência, pois ajudou a popularizar a ideia, no entanto, este conceito nasceu no ano de 1960 por Jerome McCarthy, professor de marketing na Universidade Estadual em Michigan.

O 4 Ps do Marketing é também muito conhecido como o Mix de Marketing, onde corresponde aos 4 pilares essenciais de toda estratégia de Marketing que são:

Produto

Preço

Praça

Promoção

É importante lembrar que desde 1960, muita coisa tenha mudado no marketing e no mundo. Mas, ainda assim o 4 Ps do Marketing vem sendo utilizado para esclarecer a construção de uma boa estratégia de marketing.

O que vai diferenciar são apenas alguns detalhes que englobam cada um deles.

Continue lendo, pois logo abaixo vou dar uma visão mais detalhada de  cada pilar do 4 Ps do Marketing.

Produto

Toda empresa ou negócio, mesmo que seja online, precisa de um produto ou serviço para entregar aos futuros clientes. No entanto, o produto vai muito alem do que é comercializado por um negócio ou empresa.

O produto neste caso, serve para unir tudo o que será entregue ao cliente, como: Embalagem, qualidade, suporte ao cliente, garantia, etc.

No caso do marketing digital onde oferecemos produtos digitais, podemos englobar no produto vários pontos importantes, que vão agregar ainda mais valor ao cliente.

Um exemplo disso, é o Fórmula Negócio Online que entrega uma excelência em conteúdo para seus clientes, suporte, bônus exclusivos, é uma verdadeira faculdade de marketing digital online.

Preço

O segundo pilar essencial do 4 Ps do marketing é a precificação do produto, pode até parecer muito simples, mas na realidade, não é tão simples assim.

O preço é a quantia em dinheiro, que você coloca no produto ou serviço que você oferece ao cliente.

Para precificar o seu produto, é necessário levar em consideração o custo pela produção, como será entregue e qual o impacto emocional que vai causar em quem vai adquirir o seu produto.

Praça

Neste P do marketing teve um pequeno problema para traduzir para o português, o termo original usado é PLACE, que significa local ou lugar, pois ficaria bem estranho os 3 Ps e 1 L do marketing.

Dessa forma, deu origem a praça que é um pilar muito importante para o marketing, pois trata-se da forma que será feita a distribuição do produto, identificando o local ou lugar que será distribuído.

É neste ponto que é definido a forma que será usado para chegar até o cliente. No caso do marketing digital são: Redes Sociais, Blog, Lista de emails, Youtube, Google, Links Patrocinados, Facebook Ads, etc.

Se você não sabe como aplicar estas estratégias que citei logo acima, você pode seguir um passo a passo que foi criado para te guiar neste caminho, este é o mesmo caminho que eu sigo para ter o meu negócio online.

Promoção

Quando ouvimos esta palavra promoção, logo pensamos em desconto, mas neste caso do 4 Ps do marketing, promoção quer dizer, a forma que será divulgado o produto ou serviço que temos para oferecer para nossos futuros clientes.

É aqui onde identificamos os melhores lugares para divulgar o produto ou serviço. Neste caso, temos algumas perguntas interessantes para respondermos que são:

Como nossos concorrentes promovem seus produtos?

Quais os melhores locais de divulgação?

É importante levar em consideração a forma de comunicação e tom de voz que vamos utilizar, dessa forma, podemos transmitir nossa mensagem de forma mais agressiva ou tranquila, formal ou informal.

Os 8ps do marketing

Os 8 Ps do marketing
8PS do Marketing

Este conceito de 8 Ps do marketing é uma expansão do 4 Ps do marketing, unindo os pontos que citamos anteriormente, aos 4 pontos que vamos citar que são: pessoas, processos, posicionamento e performance.

Ao longo dos anos as coisas vão evoluindo, e no marketing não é diferente, podemos considerar os quatro pontos a seguir uma evolução do marketing. Então, vamos ver o que significa cada ponto.

Pessoas 

Todo negócio online ou off line precisa vender o seu produto ou serviço, mas, para isso acontecer é importantíssimo identificar a persona.

A persona é importante porque ela que vai ajudar encontrar as dores e necessidades das pessoas, pois, através da persona que vamos oferecer a melhor solução, para alcançar o resultado desejado das pessoas.

Portanto, é fundamental para o sucesso de nosso negócio, se preocupar com as pessoas, pois assim, podemos se comunicar de forma específica com pessoas diferentes.

Processos

O processo aqui, parte de um conceito que abrange todos os procedimentos e trabalhos que serão utilizados pelo nosso negócio.

Aqui podemos identificar alguns pontos importante que são:

Atendimento ao cliente.

Como vamos agradar o cliente?

Como entregar a melhor experiência para o cliente?

Além disso, temos os processos internos do nosso negócio que são:

Quem será responsável por cada tarefa?

Quando fazer ?

Como Realizar?

É neste ponto que somos orientados sobre o que fazer e não fazer em nosso negócio.

Posicionamento

O posicionamento é onde criamos uma existência real, uma identidade onde somos notado e percebido pelo consumidor. Ou seja, é a forma de como o negócio ou empresa vai relacionar-se com o consumidor.

Posicionamento, é tudo que estará influenciando diretamente o entendimento do cliente e o posicionamento estratégico.

É importante levar em consideração o comportamento dos vendedores e aparência do template do site.

Se você está gostando do layout deste site , então, clique aqui e saiba mais detalhes sobre este template.

O posicionamento mostra a preocupação com o usuário e o relacionamento com  seu negócio, marca, produto ou serviço.

Performance

Este é um dos pilares mais importante, é aqui que vamos identificar se os Ps anteriores estão funcionando corretamente.

Com base no desempenho de todos os pontos anteriores, podemos definir se vamos continuar, ou se precisamos fazer algumas mudanças.

É por isso que é fundamental mensurar tudo que estamos aplicando através de KPIs, que são os melhores indicadores para o nosso negócio.

Agora que já sabemos o que é os 8 Ps do Marketing, vamos as vantagens que o marketing digital oferece para o seu negócio.

Vantagens do Marketing Digital

Não é mais novidade que a internet vem transformando muitas vidas com a informação.

Se você parar para pensar, a internet já resolveu vários problemas que você teve até hoje.

É ou não é verdade?

Com certeza as pessoas têm se beneficiado com o marketing digital, do mesmo modo, as empresas e pequenos negócios tem suas vantagens.

Veja abaixo algumas vantagens que você pode ter com o marketing digital.

  • Marcar presença online
  • Engajamento com pessoas
  • Segue o trajeto de compra
  • Consegue fidelizar o cliente
  • Gera autoridade de Branding
  • Possibilidade de competir com empresas maiores
  • Segmentação de público
  • Customizar as ofertas
  • Resultados de longo prazo
  • Medir todos resultados
  • O melhor custo benefício

Levando em consideração todas estas vantagens do marketing digital, é impossível ficar de fora.  Não é mesmo?

Se você quer iniciar no marketing digital seguindo um passo a passo que eu mesmo aplico, mesmo sendo um total iniciante, então, você precisa clicar aqui e começar ainda hoje.

Estratégias de Marketing Digital Mais Importantes

Estratégias de marketing digital
As Melhores Estratégias de Marketing

A cada dia que passa o número de pessoas conectadas na internet aumenta.

Com isso marcar presença online é extremamente importante. Além disso,  saber aplicar as estratégias de marketing digital tornou-se prioridade para muitos negócios e empresas.

Com base nesta necessidade eu selecionei as estratégias de marketing mais importantes para você começar aplicar no seu negócio.

Todas as estratégias que serão abordadas aqui são utilizadas pelos melhores empreendedores do marketing digital

Inbound Marketing

O inbound marketing tornou-se conhecido como marketing de atração, com base na sua forma de atuação, que tem como objetivo atrair, converter e encantar clientes.

Como empreendedor digital esta estratégia é essencial para descobrir as dificuldades que o seu público alvo tem, dessa forma, você pode criar canais digitais que oferecem conteúdo de valor para solucionar o que seu público procura. 

Levando em consideração a solução das necessidades do público alvo, você conhecerá a sua audiência dia após dia.

Veja a metodologia do marketing de atração ou inbound marketing.

Atrair ou Conquistar

Este é o passo que merece maior atenção, pois é neste ponto que eu e você, devemos atrair as pessoas para nosso negócio.

A partir do momento que você ganhou a atenção do público, ele começa interagir com seu conteúdo, gerando ainda mais possibilidades de comprar com você.

É por isso que grande parte dos especialista de marketing e agências, dizem para você investir 80% em conteúdo neste ponto de partida, e  20% em decorrer da sua comunicação.

Conversão

O segundo ponto é a  conversão, que tem como objetivo fazer o visitante do seu site deixar as informações dele, no caso do marketing digital pode ser um e-mail em troca de um curso grátis ou e-book, etc.

A melhor forma de converter  é entregando conteúdo de alto valor, que realmente ajude as pessoas solucionarem suas necessidades. É importante lembrar que  as páginas de destino devem ser voltadas para conversão com formulários de inscrição.

Relacionamento

logo que você atraiu e converteu um visitante do seu site em lead, é necessário criar um envolvimento com ele e entregar mais conteúdo educacional sobre o seu produto, com objetivo de prepará-lo para comprar.

Pois é através deste relacionamento que você vai aplicar as estratégias de marketing, conduzindo o lead para o funil de vendas para torná-lo seu cliente.

Vender

Depois que criamos um relacionamento com o lead, entregando informação de valor, é hora de trabalhar a venda.

Podemos realizar a venda utilizando o blog ou até mesmo por um contato direto com o lead. Dessa forma, fica mais fácil mensurar e ajudar em toda a jornada de venda, utilizando softwares para automatizar o processo de venda.

Após aplicar todo o processo do inbound marketing, você só preciso analisar as estratégia que foram aplicadas, pois assim, você consegue verificar se estão gerando o retorno financeiro que você deseja.

Marketing de Conteúdo

estrategia de Marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa solucionar as necessidades das pessoas, entregando conteúdo de valor no momento que elas têm mais urgência.

O marketing de conteúdo é um dos fatores principais do inbound marketing que tem o objetivo de atrair , converter, relacionar e vender.

Neste caso, o marketing trabalha com a intenção de busca do usuário transformando a jornada de compra mais natural.

Isso acontece porque é feito um estudo profundo do que o público alvo quer. Além de entender as necessidades, objetivos e prioridades. 

Outro fator importante que devemos aplicar é a diversificação do conteúdo em multi canais como: redes sociais, e-mails e principalmente o blog.

Blog

O blog é extremamente importante para sua estratégia de marketing, podemos dizer que é o principal canal onde você entrega conteúdo de valor para seus seguidores.

O blog é importante pelo fato de você ter total controle sobre ele, além de ser o principal ponto de comunicação com seu público alvo, sem nenhuma distração, como nas redes sociais.

Através do blog que você consegue criar audiência, relacionamento e adquirir confiança do seu público.

Neste caso quem dita as regras é você, sendo assim, você publica o conteúdo que quiser, ao contrário do Facebook por exemplo, onde você precisa seguir algumas regras para não ter uma conta bloqueada.

Além de ser um ótimo canal de comunicação, você pode aplicar outras estratégias que farão o seu negócio crescer, como, SEO aplicado no conteúdo estendendo o alcance, além de melhorar nos resultados de busca do Google.

Todo o seu trabalho dedicado ao blog para criação de conteúdo, trabalhará para você a longos prazos, coletando leads para o seu negócio.

SEO

SEO

O SEO ( Search Engine Optimization ) é uma técnica que é aplicada no conteúdo para otimizar um site ou blog, com objetivo de facilitar o seu blog ser encontrado pelos sites de busca como Google, Bing, Yahoo.

Ter um site bonito e um conteúdo de extremo valor para o seu público, não vai adiantar nada, se não tiver pessoas acessando para consumir as suas informações.

É neste ponto que entra o SEO, onde você aplica as técnicas certas para ser bem posicionado nos buscadores.

E uma das técnicas mais fortes do SEO é o uso de palavras chave, com uso de ferramentas que mostram resultados de pesquisas mensais, podemos saber quais são as palavras chaves mais buscadas.

Após esta análise de palavras chave, é só aplicar em nosso conteúdo para poder melhorar o resultado do nosso negócio online. 

Lembrando que está é uma das técnicas de SEO que vão ajudar no crescimento do seu site perante o Google, mas, tem mais técnicas que são importantes para o SEO do seu site. 

Caso tenha interesse em saber mais é preciso estudar mais sobre o assunto, dentro deste treinamento tem um módulo específico sobre SEO, com técnicas que eu mesmo aplico em todos os meu projetos na internet

Links Patrocinados

Os links patrocinados são considerados importantíssimos para qualquer negócio online, que esteja iniciando ou que tenha como objetivo alavancar as vendas.

Links patrocinados do Google ads
Links patrocinados

A imagem acima mostra como que funciona os links patrocinados no Google. Observe que eu fiz uma pesquisa na internet sobre marketing digital.

Nesta pesquisa o Google me mostra como resultado 4 links patrocinados, estes links são anúncios pagos que  as empresas fizeram no Google Ads para aparecer nos resultados de pesquisas do Google.

O objetivo dos links patrocinados é aumentar o tráfego para o site de forma qualificada, pois neste caso, a pessoa que acessar o site tem uma grande tendência de se tornar um lead ou até mesmo um cliente.

Esta estratégia de links patrocinados pode ser aplicada de diversas formas como:

  • Anúncios nas redes sociais
  • Nos mecanismo de pesquisa do Google, Bing, Yahoo.
  • Em banners de sites e blogs

Mídias Sociais

Em meio a tantas estratégias de marketing as mídias sociais não poderiam ficar de fora.

Apesar de muitas pessoas acharem que as redes sociais são apenas formas de passar o tempo, no entanto, as mídias sociais cumprem uma função muito importante para o marketing digital.

Pois é nas redes sociais que se encontra o maior número de pessoas conectadas na internet, seria um grande desperdício para os grandes negócios digitais não participar das mídias.

O que muitas pessoas não sabem é que além de redes sociais, são plataformas de anúncios, onde muitas empresas e negócios estão anunciando. 

Uma prova disso, é que, o próprio Facebook já faturou mais de 22 bilhões de dólares no ano de 2018. Um aumento de 39% com relação ao ano de 2017.

Como aplicar técnicas de marketing digital nas mídias sociais?

Estrategias de mídias sociais
Mídias Sociais

Basicamente temos 2 formas de aplicar o marketing digital nas redes sociais.

A primeira é criando uma Fanpage profissional do seu negócio, e começar aplicar técnicas de produção de conteúdo com objetivo de educar o seu público alvo.

Essa é uma estratégia fundamental para obter o sucesso desejado nas mídias sociais, contudo, você vai gerar autoridade no assunto, aproximando as pessoas do seu negócio. 

O segundo formato de divulgação nas redes sociais são através dos anúncios pagos, como este que está aparecendo na imagem abaixo.

Links de anúncios patrocinados no Facebook
Links patrocinados no Facebook

Praticamente todas as redes sociais disponibilizam uma plataforma de anúncios, pois é dessa forma que as redes sociais aumentam o faturamento.

Contudo, a plataforma que mais se utiliza nos dias de hoje é o Facebook Ads. Existem diversas formas de anunciar no Facebook, porém, a mais utilizada é o formato  de anúncio nativo.

O anúncio nativo é parecido com uma postagem normal de um usuário, no entanto, é preciso aplicar algumas técnicas de copywriting, para poder gerar bons resultados. 

O treinamento que eu fiz quando iniciei tem um módulo falando desta estratégia passo a passo. Veja aqui.

E-mail Marketing

O email marketing é uma das estratégias que mais geram resultados para negócios online. 

Você já deve ter visto aquela frase que diz: O Dinheiro está na lista.

Esta é uma afirmação feita pelos grandes nomes do marketing digital, é também uma estratégia que gera muito resultado se for feita da maneira correta.

Contudo, uma boa campanha de email marketing deve estar alinhada com as outras estratégias que foram citadas aqui neste post.

O grande diferencial do email marketing, é que você envia emails para pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, ao contrário do spam que é enviado sem a permissão do lead.

Portanto, criar uma página de captura que ofereça uma boa recompensa digital como um E-book ou um Curso gratuito, é a melhor maneira de construir uma lista de emails.

Além disso, você só vai enviar emails para pessoas que estão realmente interessadas pelas suas informações.

Outro fator importante do email marketing, é que, é possível mensurar cada passo de suas campanhas, sabendo quantas pessoas visualizaram o conteúdo e até mesmo quem clicou em um link.

Está análise é importante para saber se a sua estratégia por e-mail está gerando resultados positivos, caso contrário, será necessário fazer algumas mudanças para corrigir alguns erros, e com isso aumentar a sua conversão.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é o melhor forma de iniciar no marketing digital, pois, através do marketing de afiliados você pode ganhar de 30% a 70% de comissão sobre o produto vendido.

Esta estratégia é muito utilizada no marketing digital.

Se você é do tipo de pessoa que tem um produto que possa ser comercializado na internet, você pode tirar bom proveito desta estratégia sendo um produtor.

O produtor cria um produto e disponibiliza para os afiliados venderem, sendo assim o produtor ganha mais espaço na internet.

O afiliado pode divulgar o produto nas redes sociais , amigos, blogs, canal do youtube , anúncios, e por aí vai, tudo isso em troca da comissão por cada produto vendido.

Atualmente existem várias plataformas que fazem este trabalho, a que eu mais uso é a Hotmart, mas você não precisa se limitar somente a ela, existem outras que são muito boas também, o importante é selecionar algumas e partir para o trabalho.

Veja aqui alguns programas de afiliados 

Ferramentas de Marketing Digital Indispensáveis

Ferramentas de Marketing Digital

Você já ouviu aquele ditado, que tudo que é em excesso é ruim?

Então, no marketing digital também funciona dessa forma, embora tenhamos milhares de ferramentas que podem nos auxiliar em nosso negócio, é extremamente importante saber utilizá-las.

No entanto, quando se fala de marketing digital como um meio de facilitar as coisas, buscamos sempre fazer o trabalho com excelência, e trabalhar com excelência é fundamental para ter um negócio de sucesso.

Não importa se você vai criar um site ou blog, distribuir conteúdo, gerenciar redes sociais, se o seu objetivo é agrupar informações relevantes, o uso de boas ferramentas é essencial.

Continue lendo, que logo abaixo eu vou apresentar algumas ferramentas que eu acredito que são essenciais, para um boa estratégia de marketing digital.

Tenha Um Design Profissional.

Levando em consideração o tempo de 8 segundos que temos para chamar a atenção de um leitor de nosso site ou blog.

Fica muito difícil conquistar a atenção com a qualidade do  nosso conteúdo, com apenas 8 segundos. Não é mesmo?

Dessa forma, o design do site é extremamente importante, independente que você tenha o melhor conteúdo, se o primeiro contato com o leitor não chamar a atenção, o seu conteúdo não vale de nada.

Levando em consideração o tempo de 8 segundos, a primeira impressão do site é a que fica. 

Logo, para ter um design elegante e profissional eu recomendo o Tema Avenger, para garantir uma boa experiência de leitura da qual o seu leitor merece.

Produção de conteúdo com base nos interesses do público

Agora que você já sabe da importância do design, é hora de se preocupar com o conteúdo que você vai entregar.

O uso de ferramentas de palavras chave é extremamente importante para identificar o que as pessoas estão buscando na internet.

Existem várias ferramentas que podemos utilizar, porém, algumas delas são pagas e outras gratuitas.

Aqui vou compartilhar uma ferramenta que eu utilizo para fazer minhas pesquisas, que vai te entregar muitas informações importantes na hora de criar seu conteúdo.

A Ubersuggest vai te dar:

Uma visão geral de domínio

Principais páginas nos resultados da busca orgânica do Google

Várias ideias de palavras chave

Ideias de conteúdos

E até mesmo informações de backlinks para uma boa estratégia de SEO.

Com estas informações fica mais facil produzir um conteúdo relevante focado no interesse de muitas pessoas.

Faça as suas próprias imagens.

Já vimos que o design e o conteúdo são importantes, além disso, as imagens que são publicadas no seu conteúdo também tem a sua relevância.

Pensando nisso a melhor ferramentas que temos hoje é o canva.

Com ela podemos criar imagens personalizadas para todos os nossos trabalhos, independente se for online ou off line.

E o melhor de tudo é que não necessita que você seja um profissional em design.

Através de modelos prontos você consegue produzir, infográficos, slides, cartões de visitas e muito mais. Eu mesmo utilizo esta ferramenta sempre que preciso criar alguma imagem para divulgar.

O melhor de tudo que esta ferramenta oferece uma conta gratuita que te oferece vários recursos avançados.

Se você ainda não conhece o Canva clique aqui e faça o seu cadastro.

Crie páginas de captura para criação de lista

página de captura de emails
Página de Captura de leads

Para fazer captura de e-mails é necessário criar páginas de captura de alta conversão.

Como já vimos aqui neste guia que o design é muito importante para chamar a atenção do leitor, na página de captura funciona da mesma forma.

Ter uma página de captura com uma otima aparencia vai facilitar demais no processo de criação de lista.

Uma das melhores ferramentas que temos disponível no mercado é a Leadlovers, com ela você pode criar páginas de alta conversão, para fazer o leitor se transformar em um lead da sua lista de email.

É importante lembrar que além da aparência de sua página, você também vai precisar de um bom serviço de e-mail marketing.

Ferramenta de conexão com a lista de email

Existem inúmeras ferramentas de email marketing que podem fazer esta conexão com seu lead.

Mas, quero falar especificamente da Leadlovers, pois, além de disponibilizar páginas de captura, ela entrega um ótimo serviço de email marketing.

A prova disso é que os grandes empreendedores do marketing digital estão utilizando como ferramenta de email marketing.

Com esta ferramenta você tem várias opções de segmentação para aplicar em sua lista.

O melhor de tudo isso que você tem tudo o que você precisa em uma única ferramenta.

Use plataformas para gerenciar as vendas dos seus produtos

O uso de plataformas para gerenciar as vendas dos seus produtos vai faciliar muito o seu trabalho na internet.

As plataformas mais conhecidas são:

Hotmart

Eduzz

Monetizze

Através destas plataformas você pode vender seus próprios produtos ou produtos como afiliado, que inclusive é uma ótima forma de ganhar dinheiro online.

Como Iniciar no Marketing Digital Passo a Passo.

Negócio online

Uma grande dúvida que muitas pessoas tem hoje em dia, é saber se é necessário fazer algum curso de marketing digital.

Sabemos que a internet disponibiliza muito conteúdo de valor sobre marketing digital, porém, as informações estão espalhadas pela internet.

Este guia de marketing digital é uma prova disso com muita informação relevante sobre o assunto, contudo, mesmo sendo um guia, fica difícil de iniciar um negócio do zero.

Levando isso em consideração, acredito que a melhor forma é seguir um passo a passo.

Eu mesmo quando iniciei pesquisei muito na internet, mas tive muitas dúvidas de como iniciar, até o momento que decidi comprar um treinamentocurso de marketing digital.

E para te ajudar nesta decisão que pode ser definitiva para o seu sucesso online, quero compartilhar um vídeo, falando sobre o curso que eu fiz para treinamento online.iniciar no marketing digital.

Concluindo

O Marketing digital deu a possibilidade de pequenos empreendedores se destacarem na internet e conquistarem seu espaço no mercado digital.

Embora isso possa favorecer os pequenos empreendedores, existem alguns obstáculos pelo caminho. Um deles é a forma de administrar múltiplos canais  de comunicação, como:

Blog

Redes Sociais

Canal do Youtube entre outros.

Além disso, temos as mudanças que são feitas nos algoritmos dos buscadores e até mesmo das redes sociais.

Pode até parecer que o marketing digital não será promissor pensando dessa forma, mas acredite, o marketing digital é muito promissor.

Com certeza todo o investimento em conhecimento para construir o seu negócio utilizando a internet vai valer a pena.

Você só vai precisar fazer a sua parte no processo, quanto mais você se dedicar melhores serão as suas conquistas, é a famosa lei da semeadura, quem semeia, colhe.

Espero que este conteúdo seja de extremo valor para você.

E se você gostou, peço que deixe um comentário logo abaixo e compartilhe nas redes sociais para espalhar este conteúdo.

Um grande abraço e sucesso…

Comece pelo curso gratuito e

Descubra OS 5 PILARES que são ESSÊNCIAIS para ter um NEGÓCIO ONLINE DE SUCESSO.

 

Acesso Imediato ...
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Descubra os 5 PILARES Essenciais Para Ter Um NEGÓCIO ONLINE de Sucesso...