GANHAR DINHEIRO Ronaldo Alves

O QUE É UM MAPA MENTAL E 10 FERRAMENTAS PARA CRIAR O SEU.

MAPA MENTAL

O QUE É UM MAPA MENTAL, segundo a definição de seu criador, Tony Buzan ?

“ É uma ferramenta de pensamento interligada gráfica e visualmente para armazenamento, organização, priorização e geração de informação”.

Um mapa mental nada mais é do que uma ferramenta que coleta informações de uma forma lógica, para que se torne mais inteligível para nosso cérebro.

E isso é graças ao princípio usado pelo cérebro para armazenar dados e processar informações.

O que fazermos, ao criar um mapa mental, é um resumo para o cérebro, utilizando gatilhos visuais que disparam uma memória específica.

Como se estivéssemos traduzindo um texto linear, com separação de capítulos e de parágrafos para a linguagem cerebral, onde tudo funciona como uma árvore, conectando todos os galhos a uma mesma raiz.

Nosso cérebro aprende através de associações, fazendo conexões entre novos conhecimentos e outros que já domina e, assim, cada informação nova que recebemos será comparada ou relacionada com os conteúdos que já temos na mente.

E ai, esta gostando do artigo, então continue lendo para saber mais sobre o que vem por ai, veja a seguir:

  • O mapa mental ajuda a melhorar a concentração
  • Conexões para a criação de um mapa mental
  • Como surgiu o mapa mental
  • Você pode usar o mapa mental para estudar
  • Como criar um mapa  em 5 passos
  • Como armazenar o mapa mental
  • 10 Ferramentas grátis e pagas que você pode utilizar

O MAPA MENTAL AJUDA A MELHORAR A CONCENTRAÇÃO

MAPA MENTAL

Quando fazemos um mapeamento, estamos ajudando nossa concentração, já que é mais fácil para ficarmos focados naquilo que conhecemos e entendemos.

É como se criássemos um fio conectando todas as informações, todas as sensações e sentimentos, formando uma trama onde um assunto está puxando o outro.

Quando maior o número de conexões, mais duradoura será a memória e mais facilmente será recordada quando necessário.

Assim, uma palavra, uma ideia ou um assunto, dentro do nosso cérebro, está conectada a associações que fazemos constantemente, não ficando como no computador, onde estão separados por pastas, mas em uma grande teia, com memórias completamente diferentes, mas que estão relacionadas de alguma maneira.

O mapa mental, quando bem montado, ajuda nosso cérebro a estabelecer essas associações e conexões, já que precisa disso para que uma informação possa ser armazenada em nossa memória de longo prazo.

Com o mapa mental, partimos de uma ideia principal, que é inserida no centro do mapa.

Essa informação principal deve se ramificar através de seus conceitos mais importantes sobre o assunto tratado e esses conceitos se tornam ganchos, que irão puxar outros tópicos relacionados.

A criação de um mapa  não é nada mais, nada menos, do que a associação entre uma ideia principal e todas as suas ramificações, onde conseguimos aprofundar o que precisamos.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

CONEXÕES PARA A CRIAÇÃO DE UM MAPA MENTAL

conexoes-mapa-mental

Nosso cérebro funciona fazendo conexões, associando uma coisa a outra e é dessa forma que conseguimos aprender.

O que devemos fazer é utilizar essa qualidade em favor daquilo que pretendemos, criando uma abordagem inteligente.

O mapa é um recurso que comprova aquilo que desejamos, desde um simples plano de estudos a um planejamento estratégico para um processo industrial.

COMO SURGIU O MAPA MENTAL

O mapa mental, também denominado mind maps, foi criado por Tony Buzan, psicólogo inglês, na década de 1970.

Seu objetivo era aprimorar o processo de aprendizagem e de memorização, usando uma abordagem não linear de encadeamento de informações.

O método desenvolvido nos remete à forma como nosso cérebro armazena as informações nos neurônicos, como se estivéssemos com uma rede de pesca, ou, em outra comparação, como se fossem os galhos de uma árvore, saindo de um ponto central para as extremidades.

O mapeamento mental tornou-se uma ferramenta muito fácil e muito útil, já que acompanha o funcionamento de nosso cérebro.

Incorporamos no cotidiano tudo aquilo que pensamos de forma intuitiva e, com o mapa mental, transformamos o que pensamos numa imagem, numa figura que facilita o seu entendimento.

Se você esta gostando desse artigo, por favor compartilhe com seus amigos.

E para receber mais artigos como esse, basta se cadastrar na nossa lista de e-mail logo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações!

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

VOCÊ PODE USAR O MAPA MENTAL PARA ESTUDAR

Um estudante, por exemplo, se tiver dificuldades para memorizar, pode melhorar a retenção de informação criando um mapa mental.

Onde pode fazer a substituição de anotações tradicionais, como na escrita, por uma figura com um tópico central e as ramificações, fazendo associações, criando símbolos e colorindo da forma que quiser para facilitar sua capacidade de assimilação.

Enquanto estamos fazendo essas associações, nosso cérebro estará cuidando de uma outra tarefa, ou seja, desenvolvendo a percepção de todos os aspectos que criamos no mapa e aprimorando a forma de memorização, criando conexões entre ideias e imagens, organizando e hierarquizando o conhecimento que estamos colocando no mapa mental e desenvolvendo a objetividade.

O mapa  tem a grande vantagem de reduzir o estresse cerebral pelo excesso de informações e oferece maior controle sobre nossos processos criativos e analíticos, sendo uma forma muito mais interessante de tornar o estudo mais atraente.

COMO CRIAR UM MAPA MENTAL

mapa mental

A criação de um mapa mental não é nada complicada. O que precisamos é de um papel em branco (ou um monitor, com um bom software) e usar muitas cores para escrever e desenhar.

Basta escolher o tema principal e coloca-lo no centro do mapa. Ele será o assunto a ser mapeado.

Em seguida, basta puxar os galhos ou ramificações, fazendo de cada galho um sub-tópico do assunto central, que também vai se ramificando, por sua vez, à medida que você vai colocando associações mais específicas.

A figura a seguir foi retirada da plataforma de estudos online Exam Time, usando um mapa mental para ensinar a fazer mapas mentais. Verifique que é muito mais fácil do que você imagina:

MAPA MENTAL

Para facilitar ainda mais a criação de um mapa , veja a seguir outra figura, também retirada da mesma plataforma, já voltado diretamente para um estudo que, no caso, são os tópicos importantes sobre a Segunda Guerra:

COMO FAZER UM MAPA MENTAL DESDE O INÍCIO

Vamos partir para o lado prático e mostrar como é possível fazer um mapa mental começando do zero.

O mapa mental que iremos criar será feito a partir de um texto publicado no site da Info-Escola. Se você não tiver um software de mapa mental, pode usar uma folha de papel ou outra janela no seu computador.

Veja que, para funcionar melhor, você precisa fazer o mapa mental à mão, estimulando sua mente para assimilar o conteúdo. Ou seja, usamos o mapa mental como processo para ajudar a memorizar.

Outro detalhe importante é que cada mapa mental deve ser feito de forma exclusiva, isto é, você vai usar associações que fazem sentido para sua mente.

Não adianta usar um mapa mental que outra pessoa tenha feito, já que não terá praticamente qualquer utilidade.

1.    Primeiro passo: estude o conteúdo

O mapa mental deve ser visto como uma técnica de memorização e, para começar, você precisa estudar o assunto, para somente depois fazer o mapa.

Leia todo o conteúdo, sem se preocupar com a memorização, buscando o tema central.

2.    Segundo passo: definir os principais tópicos

Pegue todos os pontos que você considerou importantes no texto da forma que achar mais interessante.

Procure entre 8 e 10 tópicos para que seu mapa mental não fique muito grande e nem seja muito difícil de revisar.

Agora você precisa definir cada tópico com apenas uma palavra, que seja a essência do tópico.

3.    Terceiro passo: uma imagem para cada tópico

Como você sabe, uma imagem vale mais do que mil palavras e, quando estamos criando um mapa mental, é a melhor maneira de tratar nosso cérebro.

O cérebro usa imagens mentais para tudo, praticamente. Basta pensar uma palavra que você terá no seu cérebro a imagem mental que representa essa palavra.

No caso de você ter uma palavra mais abstrata, que não permita pensar numa imagem específica, desenhe a palavra e lhe dê forma, cores, movimento.

Quando melhor ficar a imagem da palavra, mais fácil vai ser se lembrar dela.

4.    Quarto passo: colocando o mapa no papel

Passe o mapa mental para o papel, colocando no centro da página a ideia principal e usando um desenho para representar essa ideia.

Partindo dessa ideia, faça a conexão com cada um dos tópicos escolhidos, usando um traço forte, como se fosse um tronco de árvore e com uma cor diferente para cada um, tornando mais visual a separação entre esses tópicos.

Coloque os tópicos no sentido horário, indo do canto superior direito, rodeando a ideia principal e chegando ao canto superior esquerdo.

Seguindo esse padrão, você também vai seguir a sequência para estudar o mapa, sabendo onde ele começa e onde termina.

5.    Quinto passo: inserindo as ramificações dos tópicos

Dentro dessa mesma lógica, preencha o mapa mental com informações importantes sobre cada tópico.

Ao se afastar do centro do mapa, vá fazendo ramos mais finos, como numa árvore, onde os ramos são mais finos nas pontas.

Lembrando que você pode se cadastrar  em nossa Lista VIP e receber novos artigos em primeira mão.

É só se cadastrar logo abaixo para se manter atualizado.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

COMO ARMAZENAR O MAPA MENTAL

Fazendo um mapa mental com papel e caneta traz a grande vantagem e fazer tudo de forma manual, tornando as coisas mais reais e deixando a imaginação mais solta, já que você pode fazer desenhos em vez de copiar e colar qualquer imagem.

Contudo, a tecnologia também pode ajudar a fazer um mapa mental, principalmente quando seja necessário apresenta-lo numa reunião empresarial, ou numa aula, podendo compartilhar suas ideias com outras pessoas.

Você pode também fazer o mapa mental em formato digital, usando um software online para a produção e armazenamento de tudo o que fizer.

Esses softwares que apresentaremos são alguns totalmente gratuitos e outros com opções grátis e pagas, tendo cada um uma funcionalidade em destaque.

Experimente cada um deles e veja o que melhor pode atender suas necessidades:

10 FERRAMENTAS GRÁTIS E PAGAS QUE VOCÊ PODE UTILIZAR PARA CRIAR UM MAPA MENTAL

Coggle.it

mapa mental

O Coggle.it é uma plataforma bastante simples, permitindo compartilhamento, colaboração entre equipes, download e ainda possuindo integração com o Google Drive.

Wisemapping

mapa mental

Wisemapping muito parecido com o Coggle.it, é um programa online que permite diversas maneiras de formatação.

Embora não tenha integração com o Google Drive, permite exportação para outras plataformas.

Xmind

mapa mental

Xmind é uma ferramenta grátis com opção paga , com um visual agradável e bem profissional.

Oferece varias formas de compartilhamento dos mapas, trazendo muitas opções de formatação, de símbolos e template para criar o seu mapa mental a nível profissional.

Lembrando que você pode se cadastrar  em nossa Lista VIP e receber novos artigos em primeira mão.

É só se cadastrar logo abaixo para se manter atualizado.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

Mind node

mapa mental

Mind node é uma ótima ferramenta de fácil execução para manusear no dia a dia, considerado um dos melhores aplicativos pela Apple, apesar de ser um ótimo aplicativo só pode ser usado no MAC OS, iPad e iPhone.

Além desse aplicativo existem outras opções para os aparelhos da Apple, porem o mind node é sem sombra de dúvidas o melhor.

Mind meister

mapa mental

Mind meister se destaca com um diferencial muito grande, por ser uma ferramenta on-line, podendo ser acessível de qualquer lugar com apenas um Pc ou Notebook conectado a internet.

Alem disso ele tem um visual muito agradável e profissional, sendo disponível em português.

Utilizado por um grande numero de pessoas, atingindo cerca de 6 milhões de usuários, esta pode ser uma ótima opção para você transformar o seu trabalho produtivo.

A única desvantagem desta ferramenta é que a versão grátis libera somente  a criação de 3 mapas mentais.

Free Mind

mapa mental

Freemind é uma ferramenta grátis para criação de mapa mental, simples e objetivo, disponível para baixar no site oficial, podendo ser instalado em Windows, MAC OS e Linux.

Na minha opinião o design é  muito simples. No entanto para pessoas que não querem investir em uma ferramenta melhor ele pode ajudar a colocar em ordem seus projetos.

GoConqr

mapa mental

Esta é uma ferramenta muito interessante, alem de você criar mapa mental ela oferece vários outros recursos como slides, notas, quizzes, etc.

Com a opção  disponível online, com idioma português e com um guia rápido e um completo para usufruir de todos os recursos que a ferramenta oferece.

Alem de todos estes recursos que ela oferece, ainda é gratuita, mas com uma opção paga, acredito que vai valer a pena conhecer.

Lembrando que você pode se cadastrar  em nossa Lista VIP e receber novos artigos em primeira mão.

É só se cadastrar logo abaixo para se manter atualizado.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

Simple Mind

mapa mental

Simple mind também é uma ótima opção para criar mapas mentais, trata-se de uma ferramenta de mapeamento que fará o seu computador, tablet, ou telefone em verdadeiro brainstorming.

Com uma versão gratuita e paga, segundo informações do site ele é considerado líder mundial na criação de mapa mental móvel.

Podendo ser utilizado em sistemas como Android, iPad, iPhone, Mac e Windows.

Mindomo

mapa mental

Mindomo é uma ferramenta online, também utilizado para criação de mapas mentais.

Uma das vantagens deste aplicativo é poder compartilhar um projeto que você precise fazer em equipe, sendo assim, você pode criar o seu mapa mental em conjunto com um grupo de trabalho.

É uma boa opção para ser testada.

Mindjet Mind Manager

mapa mental

No campo da Ciência e gestão da informação utiliza-se muito esta ferramenta para criação de mapas mentais, ou apenas para administração de idéias obtidas no decorrer de um brainstorming.

O Mindjet Mind Manager está disponível em versão gratuita, porém, esta opção é limitada por 30 dias necessitando adquirir um plano pago.

Em caso de dúvidas para utiliza-lo o programa oferece um sistema de ajuda muito completo.

Com relação as ferramentas acima eu particularmente utilizo três opções, Mind Meister, Mindjet Mind Manager, X-Mind mas fique a vontade para experimentar cada uma delas e veja qual atende a sua necessidade.

Agora que você tem as informações que você precisa para criar uma mapa mental, coloque-as em prática tudo que foi mostrado aqui, e faça mapas mentais profissionais para as suas apresentações ou até mesmo para seus estudos.

Que bom que chegou até aqui, se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

Lembrando que você pode se cadastrar  em nossa Lista VIP e receber novos artigos em primeira mão.

É só se cadastrar logo abaixo para se manter atualizado.

 

Ronaldo Alves | Website

Eu sou Ronaldo Alves Empreendedor Digital e Fundador do Blog Dominando Marketing Online. Acredito que Através da Internet é Possível Conquistar a Liberdade Financeira e Qualidade de Vida.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.