E-MAIL MARKETING Ronaldo Alves

E-MAIL MARKETING – O SEU GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO

E-MAIL MARKETING

É de fundamental importância trabalhar com e-mail marketing nos dias de hoje. O desenvolvimento do marketing no mundo contemporâneo tem ocorrido de forma bastante satisfatória.

É comum observar a grande evolução de empresas através da prática de estratégias desenvolvidas por essa área, que fazem com que a obtenção de resultados seja bastante precisa.

Uma dessas estratégias refere-se ao e-mail marketing, que é considerado um dos melhores canais disponíveis atualmente no ramo do marketing digital.

O principal enfoque do e-mail marketing, é trabalhar com a audiência, ou seja, a obtenção de um grande número de pessoas, que acompanhem o trabalho que você está desenvolvendo.

Para que sua rede de contatos se torne cada vez maior e você consiga conquistar um amplo número de clientes.

As pessoas vivem atualmente de uma forma virtual, e os e-mail são considerados uma das formas mais eficientes de comunicação, já podendo ser vinculados em redes sociais e outros meios virtuais.

Praticamente toda a população possui um e-mail, seja esse somente para interesses pessoais ou profissionais.

Pode-se encontrar, inclusive, várias plataformas que permitem que e-mails possam ser montados e mantidos, ficando a critério de cada um selecionar qual é a melhor.

Veja a seguir, alguns tópicos que vamos abordar neste artigo sobre e-mail marketing.

  • Começando a trabalhar com o e-mail marketing.
  • Como fazer com que meu e-mail marketing desperte o interesse das pessoas para quais enviarei?
  • Principais erros cometidos por quem trabalha com o e-mail marketing.
  • Quais benefícios poderá obter fazendo uso do e-mail marketing?

Começando a Trabalhar com o E-mail Marketing

COMEÇANDO COM E-MAIL MARKETING DO ZERO

Muitos podem encontrar dificuldades quando começam a trabalhar com o e-mail marketing.

Isso ocorre porque ainda não se há conhecimento suficiente sobre o mesmo e todos os termos que o rodeiam, tornando a compreensão mais dificultosa.

Porém, quando se aprende tudo sobre as formas de trabalho dessa estratégia do marketing, tudo passa a se tornar mais claro e os resultados começam a ser obtidos.

Um e-mail marketing possui sua própria estrutura, sua métrica, que o diferencia, trazendo um aspecto mais profissional, de forma sutil.

Junto com isso, diversos termos são trazidos, fazendo com que haja a evolução no processo de uso dessa forma de estratégia.

Quando se deseja iniciar um trabalho com essa forma de marketing, é preciso que todos os termos sejam compreendidos.

Pois, assim o interessado saberá como usar todos os dados a seu favor, e evitará cometer erros bobos, que poderia ser crucial para seu projeto.

Buscando trazer mais facilidade para as pessoas, apresentaremos os termos mais utilizados no universo de um e-mail marketing, para que os iniciantes não se sintam perdidos ao começar a se envolver com essa benéfica estratégia.

ALT (Alternative text)

Refere-se ao texto utilizado para que uma imagem possa ser descrita, sendo usado em um design defensivo, sendo que ao enviar o e-mail, no caso da imagem não carregar, o destinatário conseguirá saber o conteúdo da mesma.

Anexo

Talvez esse termo seja conhecido pela grande maioria, mas para os que não sabem à que se refere, é um ou mais arquivos que poderão acompanhar o e-mail, sendo que essas informações não estarão contidas na mensagem principal. 

Assunto

É a parte destinada para se apresentar o tema do e-mail.

Esse assunto é o que aparecerá na caixa de entrada do destinatário e é através dele que o mesmo analisará se vale a pena abrir o conteúdo, logo, deve ser bastante persuasivo.

Business to Customer e To Business

São os termos destinados às empresas quando os clientes são de pessoa física e jurídica, respectivamente.

CTA

É a chamada para ação, que visa fazer com que a pessoa que recebeu o e-mail seja induzida, de forma correta, a fazer a ação que você citou no conteúdo do e-mail.

Design Responsivo

Como sabemos, um e-mail marketing não será sempre aberto em computadores, tendo em vista que atualmente as pessoas possuem acesso aos mais diversos meios virtuais.

Esse design faz com que o e-mail possa ser aberto em celulares, tablets, dentre outros, se enquadrando corretamente à tela do aparelho.

Lead

É quando as pessoas preenchem formulários apresentados quando se há interesse em entrar em contato com sua empresa.

Isso chegará em seu e-mail, contendo o endereço de e-mail do interessado, para que você possa entrar em contato.

Newsletter

É o que torna possível que um e-mail marketing seja enviado para mais de uma pessoa na sua rede de contatos, de uma única vez, para que não seja preciso encaminhar um por um.

Esses são apenas alguns conceitos básicos, que são utilizados com frequência e todos os que desejam trabalhar com e-mail marketing precisam ter conhecimento.

Existem muitos outros, que serão descobertos ao longo do desenvolvimento do trabalho, não precisando serem compreendidos de maneira imediata.

E você esta gostando do artigo, se sim, aproveita e se cadastre em nossa LISTA VIP para receber conteúdo em primeira mão.

É bem simples , coloque seu e-mail abaixo e clique em Quero Receber, simples assim.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

Como Fazer Com Que Meu E-mail Marketing Desperte o Interesse Das Pessoas Para Quais Enviarei?

E-MAIL MARKETING QUE DESPERTA O INTERESSE DAS PESSOAS

Uma das grandes dificuldades das pessoas que trabalham com e-mail marketing é fazer com que os destinatários se sintam atraídos pelo que será enviado.

Em muitos casos, as pessoas que recebem o conteúdo não costumam abri-los, mandando-os direito para a lixeira, fazendo com que o tempo destinado à produção desse e-mail seja perdido.

A principal chave do sucesso no envio de um e-mail marketing está no assunto.

É preciso trabalhar com temas que cheguem facilmente em seus clientes e não sendo de difícil compreensão.

Criar um assunto que traga bons resultados para seu trabalho não é uma tarefa muito simples, mas a partir de um pouco de estudo você conseguirá conquistar seus clientes de uma forma mais simples.

Algumas dicas para que isso ocorra são:

Trabalhar Com a Curiosidade do Destinatário

É preciso que você faça com que o tema com o qual você irá trabalhar passe a despertar interesse para quem irá receber.

A pessoa para quem você envia o e-mail marketing precisa perceber que o tema pode trazer algum benefício para ela.

Trabalhe Com Assuntos de Relevância

A escolha do assunto é muito importante e é preciso que você se refira ao mesmo logo no assunto ao enviar o e-mail, para que ele se anime a abrir o conteúdo.

Traga Emoções Logo no Assunto

Faça com que os leitores despertem algum tipo de emoção ao receber o conteúdo. Tente apresentar o tema como algo surpresa ou coisas do gênero.

Envie Conteúdos Curtos

Não fique estendendo a conversa no e-mail. Trabalhe com temas curtos e no caso de querer acrescentar mais informações, procure encaminhar anexos ao seu e-mail marketing e induzir os clientes a abrirem os mesmos.

Seguindo essas dicas, torna-se mais simples fazer com que as pessoas despertem interesse em seu e-mail marketing.

Além disso, você não irá produzir conteúdo sem relevância ou de forma indevida, fazendo com que as chances de obter sucesso através dessa estratégia do marketing se tornem cada vez maiores.

Principais Erros Cometidos Por Quem Trabalha Com o E-mail Marketing

PRINCIPAIS ERROS DO E-MAIL MARKETING

Mesmo após conhecer todas essas dicas, existem alguns erros que fazem com que as pessoas que tem interesse em trabalhar com o e-mail marketing e obter resultados positivos acabem adiando esse objetivo, ou talvez o tornando impossível de ser alcançado. Dentre esses erros, podemos citar.

Não Estudar Corretamente Quais Serão os Remetentes

Quando se começa a trabalhar com o e-mail marketing, é preciso que você já saiba exatamente qual é seu público alvo, criando sua rede de contatos de forma mais precisa.

É claro que, com o desenvolvimento do negócio, será possível adicionar novas pessoas nessa rede, mas no início, os remetentes precisarão estar precisamente determinados.

Não Definir o Assunto Com Antecedência

É necessário estudar corretamente quais serão os assuntos com os quais você irá trabalhar.

É preciso que se veja a relevância dos temas e que você defina com precisão o que tem interesse em passar para seus clientes.

Fazer Uso do Termo “não responda”

Normalmente, quando você trabalha com algum tema com seus clientes através do e-mail marketing, os mesmos demonstrarão interesse em obter mais informações a respeito do assunto, ou sanar dúvidas que podem acabar surgindo.

Não Ter um Objetivo Formado

Assim como em qualquer estratégia, é preciso definir com antecedência o objetivo que quer traçar, para que o seu trabalho possa ser formulado da maneira ideal.

Não Escolher a Imagem

As imagens muitas vezes podem valer mais que palavras. Algumas pessoas nem chegam a ler todo o conteúdo do e-mail, apenas observam a imagem.

Quando a mesma é escolhida atentamente, suas chances de ganhar credibilidade com o destinatário aumentam satisfatoriamente.

Não Ter um Padrão

É preciso seguir um padrão de e-mails e na quantidade de postagem dos mesmos, tudo precisa ser analisado corretamente.

Esse padrão faz com que seu trabalho pareça cada vez mais profissional.

Não Trabalhar com o CTA

Quando não se convida o cliente a participar de alguma ação, seu e-mail acaba sendo considerado desnecessário.

É preciso mostrar o que deseja com o conteúdo e induzir o cliente a fazer isso.

Todos esses erros podem ser evitados quando se há conhecimento sobre eles.

Toda e qualquer ação que você for realizar ao trabalhar com o e-mail marketing precisa ser atentamente estudada.

Pois, somente assim, você conseguirá definir se está percorrendo o caminho correto, verificando se nenhum desses erros estão sendo cometidos.

Quais benefícios poderá obter fazendo uso do e-mail marketing?

BENEFICIOS DO E-MAIL MARKETING

Observando o número de informações que foram trazidas, muitas pessoas podem estar se perguntando se realmente vale a pena dedicar seus esforços para trabalhar com o e-mail marketing e a resposta é sim.

Não há dúvidas de que essa estratégia da área de marketing faz toda a diferença para os negócios e já se tornou um dos principais motivos para o sucesso de muitos empreendedores.

Dentre os inúmeros benefícios que podem ser obtidos através do uso dessa eficiente estratégia, podemos destacar:

A Eficácia

O e-mail marketing é realmente eficaz, com resultados já comprovados.

O mesmo permite que o empresário chegue de forma direta e rápida até seus clientes e tenha resultados praticamente imediatos.

A Economia

Praticamente não se há gastos para começar a trabalhar com o e-mail marketing.

Devendo apenas dedicar um grande tempo para a preparação, absorção e compreensão de todas as informações necessárias.

Para que o trabalho possa ser realizado da forma correta e não seja preciso cometer erros ou correr riscos para chegar ao patamar desejado.

A Preservação Ambiental

A preocupação ecológica está cada vez mais presente nesta sociedade desenvolvida e o e-mail marketing atua de forma presente nesse quesito.

O mesmo faz com que as formas físicas sejam deixadas de lado, e não seja necessário desperdiçar papeis ou outros meios naturais, para que a comunicação seja realizada e os clientes sejam conquistados.

Em consequência disso, demonstrando grande evolução ambiental, sendo que as pessoas estão valorizando cada vez mais os trabalhos realizados através de mídias digitais.

Buscando manter o planeta livre de entulhos desnecessários que eram gerados pela comunicação ineficiente que existia até um tempo atrás.

A Ética

Todo o trabalho desenvolvido através do e-mail marketing é feito com responsabilidade, presando sempre a satisfação do cliente, buscando a melhor forma de agradá-lo.

Toda a comunicação é feita com bastante respeito e os benefícios obtidos poderão ser aproveitados por todas as partes.

Mantenha-se sempre atualizado sobre os artigos referentes ao e-mail marketing e aproveite todas as evoluções que o mesmo apresenta, verificando o quão possível é desenvolver seu negócio de forma amplamente benéfica.

Continue acompanhando nossas postagens e saiba cada vez mais sobre o e-mail marketing. Além disso, conseguindo alcançar seus objetivos de forma rápida e eficaz.

Chegando ao patamar que sempre sonhou, provando que todos os esforços para compreender o tema trouxeram grandes benéficos para sua vida profissional, que se desenvolverá de forma cada vez mais crescente.

E você, tem alguma dúvida em relação ao e-mail marketing, então deixa ai no comentário.

Aproveitando que você chegou até aqui no final do artigo, que tal, se cadastrar em nossa LISTA VIP ,para receber as melhores sacadas de Marketing Digital e Empreendedorismo Digital.

É muito simples para se cadastrar , coloque seu e-mail abaixo e clique em Quero Receber, simples assim.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.

Até o próximo artigo, e não esqueça de deixar o seu comentário, ele é muito importante para o crescimento do Blog.

Ronaldo Alves | Website

Eu sou Ronaldo Alves Empreendedor Digital e Fundador do Blog Dominando Marketing Online. Acredito que Através da Internet é Possível Conquistar a Liberdade Financeira e Qualidade de Vida.

E-BOOK GRÁTIS | DESCUBRA AGORA MESMO O SEGREDO DO SUCESSO NA INTERNET.

100% livre de spam.